Palestrantes
Denise Jodelet (França)
Atualmente é professora titular da École des Hautes Études em Ciências Sociais. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social.
Áreas de atuação: Teoria das Representações Sociais, Saúde mental, Alteridade e Cultura.
Formação: (1) Bacharel em Ensino de Filosofia Philosophie pela Université Paris-Sorbonne(1953), (2) Diploma de Estudos Superiores de Filosofia pela Université Paris-Sorbonne (1954) (3) doutorado pela Ecole des Hautes Études em Ciências Sociais (1985).
Ignacio Dobles (Costa Rica)
Psicólogo social e político, pesquisador e escritor. Catedrático da Escola de Psicologia Universidade da Costa Rica.
Recebeu as seguintes premiações ao longo da carreira: (1) Colegiado distinguido no Colegio Profesional de Psicólogos y Psicólogas de Costa Rica; (2) Menção Honrosa nos Premios Nacionales de Cultura “Aquileo Echeverría”, na categoria Ensayo, por el libro “Memorias del dolor”; (3) Prêmio do Colegio Profesional de Psicólogos de Costa Rica como Melhor Publicação do ano com o livro “Militantes: vivencia de la política en la segunda ola del marxismo en Costa Rica” escrito com Vilma Leandro; (4) Prêmio “Pierre Thomas” pela melhor pesquisa (Colegio Psicólogos Universidad de Costa Rica); (5) Prêmio “Ignacio Martín-Baró” por sua constribuição à Psicologia Latinoamericana. (Universidad de Guadalajara).
Formação: (1) Doutorado Estudios de la Sociedad y la Cultura (UCR). (2) Mestrado em Psicologia (Universidad de Costa Rica) (2) e em Literatura Latinoamericana, Sistema de Estudos de Pós-graduação (Universidad de Costa Rica). (3) Licenciatura em Psicologia (Universidad de Costa Rica). Bacharelado em Psicologia, com alta distinção (Phi Beta Kappa. Universidad de Virginia, Charlottesville, Virginia, EEUU.1971‑1975)
Adriana Eiko Matsumoto (Brasil)
Doutora em Psicologia Social pela PUC/SP, também possui mestrado em Psicologia da Educação pela PUC/SP (2005), especialização em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela USP/SP e graduações em PSICOLOGIA e LICENCIATURA em Psicologia pela UNESP/Bauru (2001). É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (PUVR).
Já atuou como professora da PUC/SP (2010-2015), como pesquisadora ligada à Fundação São Paulo (2009) e como psicóloga no sistema prisional (Secretaria da Administração Penitenciária - SAP/SP), em Penitenciária e Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (2002-2007). É membro da Diretoria Nacional da ABRAPSO (2018-2019), coordenou o Núcleo São Paulo e foi membro do Conselho Diretor da ABRAPSO (2010-2011).
Alexandre Bárbara Soares (Brasil)
Psicólogo, Doutor em Psicologia pela UFRJ, Mestre em Psicologia Social pela UERJ (2001) e graduado pela UFF (1998). Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da UFF (Pólo Universitário de Volta Redonda).
Tem experiência na área de Psicologia social e institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, cultura e espaços urbanos, politicas públicas para infância e juventude, psicologia comunitária, comunidades e criminalização da pobreza, crianças, adolescentes e suas bases de apoio comunitárias, jovens crescendo em contextos de pobreza e violência. Atuou como gestor de projetos sociais e operador de programas de proteção à infância e coordenou pesquisas aplicadas a formulação de políticas públicas para juventude.
Alice Miriam Happ Botler (Brasil)
Cursou graduação em Pedagogia (1986), mestrado em Educação na área de Política e Planejamento Educacional(1992), doutorado em Sociologia pela UFPE (2004). Desenvolveu pesquisa comparativa de pós-doutorado na Ontário Institute of Studies in Education na University of Toronto (2009-2010), em que focalizou a gestão escolar e estudantes em situação de risco nos sistemas educacionais brasileiro e canadense.
Ana Maria Jacó Vilela (Brasil)
Possui graduação em Psicologia pela UFMG (1972), mestrado em Psicologia pela FGV-RJ (1980) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP (1996), com pós-doutorado em História e Historiografia da Psicologia na Universidade Autônoma de Barcelona (2004).
É professora associada da UERJ, atuando no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e no Curso de graduação em Psicologia. Coordena, na UERJ, o Laboratório de História e Memória da Psicologia - Clio-Psyché, dedicado à investigação sobre a história dos saberes psi no Brasil e cadastrado como Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (UDT) na Sub-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ (2001-2003; 2003-2005; 2013-2015). É pesquisadora do CNPq, Cientista do Nosso Estado pela Faperj e Procientista da UERJ. Participou do grupo que criou o GT de História Social da Psicologia da ANPEPP, que coordenou em seu primeiro momento (2014) e atualmente (2016-2018).
André Luiz Machado das Neves (Brasil)
Psicólogo, doutor em Saúde Coletiva, na área de concentração em ciências humanas e saúde, pelo IMS da UERJ, mestre em Psicologia pela UFAM, e especialista em Psicologia Educacional com ênfase em psicopedagogia preventiva pela UEPA. É Professor e pesquisador efetivo da Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA. Professor do mestrado no programa de pós-graduação em segurança pública, direitos humanos e cidadania da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO) da UEA.
Andreia Moreira Lima (Brasil)
Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Bolsista em estágio de doutoramento no exterior, pela CAPES, no Centro de Estudos Sociais-CES, na Universidade de Coimbra, em Portugal (2010). Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (2001). Professora de graduação e pós-graduação do Centro Universitário UNA. Vice-presidenta da Associação Brasileira de Psicologia Social/ABRAPSO - Regional Minas Gerais (2018-2019). Membra da Comissão de Direitos Humanos do CRP-04 (2017-2018). Foi Coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário UNA/Belo Horizonte-MG (2018). Trabalhou na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, sendo Coordenadora Municipal de Direitos Humanos (2001- 2009). Foi pesquisadora do Núcleo de Psicologia Política-NPP/UFMG e do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT-NUH/UFMG (2009-2013)
Apoliana Regina Groff (Brasil)
Professora Adjunta A do Departamento de Psicologia da UFSC, formada em Psicologia (2008) pela FURB, Mestre (2010) e Doutora (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC, na Área de Concentração em Práticas Sociais e Constituição do Sujeito. Realizou estágio doutoral na FLACSO em Buenos Aires/Argentina, no Programa de Políticas, Lenguajes y Subjetividades en Educación, com Bolsa CAPES. Tem entrelaçado estudos e pesquisas entre a Psicologia Escolar/Educacional e a Psicologia Social, com ênfase na formação de professores/as, violência, escola, pobreza, alteridade, educação inclusiva e políticas públicas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Pobreza e Desigualdade Social, do Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Estética e Política e do LAPEE.
Bruno Simões Gonçalves (Brasil)
Possui graduação em Psicologia na PUC-SP (2003). Obteve título de mestre (2007) com a questão da identidade e resistência de caipiras na cidade de São Luís do Paraitinga-SP e título de doutor (2014) estudando o pensamento crítico latino-americano e propondo a categoria da dupla consciência social latino-americana, ambos na Faculdade de Serviço Social da Pontifícia Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ com o tema da Psicologia da descolonização. Durante a graduação em Psicologia, foi bolsista CNPq (2001-2003) e desenvolveu projetos na área de Ciências da Religião, nos quais pesquisou novos paradigmas religiosos e zen-budismo, obtendo o prêmio de melhor pesquisa nos anos de 2002 e 2003. Universidade Católica de São Paulo PUC-SP. Em 2015 realizou pós-doutoramento na Universidade Federal.
Bader B. Sawaia (Brasil)
Professora Titular da PUCSP. Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela PUCSP. Nesta universidade, foi Vice Reitora, presidente da Comissão de Pesquisa, quando instalou a PIBIC e o CONEP, e chefe do Departamento de Sociologia. Atualmente é coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP., coordenadora do GT/CNPq Afetividade e a dialética exclusão/inclusão, do - Núcleo de pesquisas psicossociais da dialética exclusão/inclusão da PUCSP (NEXIN) e membro do GT/ANPEPP A Psicologia Sócio-Histórica e o contexto brasileiro de desigualdade social,o qual fundou.
Carolina dos Reis (Brasil)
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Mestre (2009) e Doutora (2015) pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFF. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (2007) pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Tem formação em Acompanhamento Terapêutico e Estudos de Interface entre Direitos Humanos Sexualidade e Gênero. Atuou como assessora de políticas públicas pelo CRPRJ (2008-2012).
Cecilia Pescatore Alves (Brasil)
Psicologa com mestrado (1990) e doutorado (1997) em Psicologia Social pela PUC-SP. Professora aposentada da UniTau(desde 2011) e professora da PUC-SP no departamento de psicologia social. Atualmente atua na graduação do curso de psicologia e no programa de pós graduação em psicologia social.
Cris Fernández Andrada (Brasil)
Possui graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Psicologia Social pela USP. Concluiu pós-doutorado na mesma área e instituição, com apoio FAPESP (2015-2018). Tem experiência em pesquisa, docência e intervenção em Psicologia Social, com destaque para os seguintes temas: trabalho, autogestão, economia solidária, saúde do trabalhador(a), memória, direitos humanos. Especializou-se em pesquisas de abordagens qualitativas, de enfoques psicossocial e etnográfico. Atualmente é docente na PUC-SP, junto ao Departamento de Psicologia Social.
Debora Silva Maria (Brasil)
Ativista dos direitos humanos brasileira, fundadora do movimento Mães de Maio, que denuncia e apura independentemente casos de violência policial no Brasil. Ela defende a desmilitarização da polícia e é contra a redução da maioridade penal
Deivis Perez (Brasil)
Doutor em Educação: Currículo, pela PUC-SP; mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004); psicólogo (licenciatura, bacharelado e formação) graduado pela UNESP. Atualmente é professor doutor em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP) na UNESP, onde atua como docente na graduação e no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia e exerce a função de chefe do Departamento de Psicologia Social e Educacional. É líder do Grupo de Pesquisa em Teoria Sócio Histórica Cultural - certificado pelo CNPq.
Domenico Uhng Hur (Brasil)
Professor Associado I-DE de graduação e pós-graduação em Psicologia da UFG. Graduado em Psicologia pela USP, mestrado (2005) e doutorado (2009) em Psicologia Social pela USP, estágio doutoral na Universitat Autònoma de Barcelona (2008/2009) e pós-doutorado na Universidad de Santiago de Compostela (2017/2018). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos grupais e institucionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Política, Esquizoanálise, Análise Institucional & Psicanálise de Grupos.
Felipe Abranches Demier (Brasil)
Desde 2015, é professor do Departamento de Política Social (DPS) da Faculdade de Serviço Social (FSS) da UERJ. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) - curso este que concluiu na condição de bolsista "nota 10" (FAPERJ). Também na UFF, na condição de bolsista da CAPES, realizou seu doutorado, finalizado em março de 2012 com a defesa da tese O Longo Bonapartismo Brasileiro (1930-1964): Autonomização Relativa do Estado, Populismo, Historiografia e Movimento Operário.
Fernando Santana de Paiva (Brasil)
Psicólogo e mestre em saúde coletiva pela UFJF. Doutor em psicologia (psicologia social) pela UFMG. Professor de graduação e pós-graduação (mestrado) do departamento de psicologia da UFJF. Membro da comissão editorial da revista psicologia & sociedade, da associação brasileira de psicologia social (ABRAPS).
Filipe Milagres Boechat (Brasil)
Professor Adjunto da UFRJ. Membro da Diretoria Adjunta de Extensão do Instituto de Psicologia da UFRJ. Coordenador do Grupo de Extensão Popular Ignacio Martín-Baró. Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Psicologia pela UFRJ. Realizou estágio doutoral na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) e estágio pós-doutoral UFG.
Fransérgio Goulart de O. Silva (Brasil)
Historiador formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Fomentador do Espaço ‘Pra que e Pra quem Servem as Pesquisas sobre Favelas’ e do Curso sobre Segurança Pública e Epistemologia Favelada. É também militante do Movimento de Favelas e do Fórum Grita Baixada. Especialista em Cartografias Insurgentes e ou Decolonial, aliado dos Movimentos de Mães e Familiares Vítimas da Violência do Estado: Mães de Maio – SP, Mães de Manguinhos, Rede de Mães e Familiares Vítimas da Violência do Estado na Baixada Fluminense e Rede de Comunidades e Movimento contra à Violência. Organizador do Encontro Internacional Julho Negro. Durante os megaeventos no Brasil e em todo o processo de implantação das UPPs, percorria favelas e periferias denunciando as violações de direitos humanos, que sofreram com a militarização feita pelas UPPs e pelo Exército brasileiro. Assessora ainda na construção de Protocolos de Proteção para Defensores de Direitos Humanos, organizações e movimentos sociais
Isabel Scrivano Martins Santa Bárbara (Brasil)
Doutoranda em Psicologia (UFRJ). Possui mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ (2013), pós-graduação lato sensu em Psicologia Jurídica pela UERJ (2002) e em Psicopedagogia pela UCAM (2004) e graduação em Psicologia pela UFF (1999) . Atualmente é técnica em assuntos educacionais e coordena os cursos de pós-graduação na Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (ProPPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Tem experiência na área de Educação e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, escola ´sem´ partido, neoliberalismo, governamentalidade, ECA e conselho tutelar.
Hamilton Borges dos Santos (Brasil)
Graduando em Direito, escritor e ator. É militante do movimento social negro, tendo iniciado sua militância nos anos 80 no Estado da Bahia. É responsável pela criação do Teatro Negro e Atitude, em Belo Horizonte/Minas Gerais, onde foi coordenador municipal do Movimento Negro Unificado organização nacional - e promoveu inúmeras ações permanentes de combate ao racismo e discussões sobre masculinidades. Articulador e coordenador da Campanha Reaja ou será morto, reaja ou será morta, contra o racismo, sexismo e todas as formas de discriminações correlatas e coordenador/articulador da Quilombo Xis - Ação Cultural Comunitária realizando ações práticas na intersecção racismo, cultura, cidadania, direitos humanos , além de masculinidades atuando nas comunidades e no interior do espaço prisional da cidade de Salvador. Atua com os temas Direitos, Racismo, Violência e Sistema de Justiça Criminal.
Jáder Ferreira Leite (Brasil)
Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1998); mestrado em Psicologia pela UFRN (2003), doutorado em Psicologia Social pela UFRN (2008) e estágio pós-doutoral junto ao Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) da UFC (2014). É professor associado I, vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com atuação na graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Política (Gestão 2017 - 2018), coordenador e membro do GT Saúde Comunitária da ANPEPP (2017-2018). Atua no campo da Psicologia social e política a partir dos temas: movimentos sociais e relações de gênero em contextos rurais.
Inara Barbosa Leão (Brasil)
Professora titular da UFMS, aposentada em janeiro de 2019. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMS como pesquisadora sênior. Possui licenciatura e graduação em Psicologia pela Faculdade Dom Aquino de Filosofia de Ciências e Letras (1980), mestrado em Educação pela UFMS (1994) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC-SP (1999). Professora do Curso de Mestrado em Psicologia, e do Mestrado e Doutorado em Educação da UFMS. Sou a líder do Grupo de Estudo e Pesquisas sobre os Aspectos Psicológicos do Enfoque Teórico Sócio Histórico/GEPAPET - Sócio Histórico, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, psicologia do desempregado, educação, desemprego e educação e trabalho; relação dialética entre o inconsciente e a consciência na Teoria psicológica sócio-histórica.
Jaqueline Gomes de Jesus (Brasil)
Professora de Psicologia do IFRJ. Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB. Pós-Doutora pela CPDOC/FGV Rio. Pesquisadora-Líder do ODARA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade (IFRJ). Pesquisa, leciona e publica nas áreas de saúde do trabalhador, gestão da diversidade, trabalho, identidade social e movimentos sociais, com ênfase em gênero e feminismo, orientação sexual e cor/raça. Assessora Técnica da Presidência da República (2011), atuou no Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Ministério do Planejamento (2008-2010), ocupou o cargo de Assessora de Diversidade e Apoio aos Cotistas e Coordenadora do Centro de Convivência Negra da UnB (2006-2008). Foi Conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (gestão 2013-2016). É investigadora da Rede de Antropologia Dos e Desde os Corpos, membro da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO, da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN e da Associação Brasileira de Psicologia Política - ABPP. Agraciada com o Prêmio Rio Sem Homofobia (2016).
Jefferson Rodrigues Barbosa (Brasil)
Jefferson Rodrigues Barbosa é doutor em Ciências Sociais pela UNESP e docente do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da Universidade Estadual Paulista UNESP/FFC. Pesquisador e professor em Teoria Política, investiga intelectuais, ideologias e partidos políticos de direita. É membro do Grupo de Pesquisa Cultura e Política no Mundo do Trabalho, cadastrado no CNPq e do do Grupo de Pesquisa "Anticapitalismos e Sociabilidades Emergentes" do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais -CLACSO. É Tutor do Programa de Educação TutorIal - PET/Ciências Sociais (FNDE-MEC). E, obteve financiamento da CAPES, CNPq e PET-MEC, apresentando os resultados de suas pesquisas em eventos nacionais e internacionais na área de Ciências Humanas.
Juarez Tadeu de Paula Xavier (Brasil)
Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), mestrado (2000) e doutorado (2004) pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo ? PROLAM/USP, com ênfase em Comunicação e Cultura; Pesquisador do Centro de Estudos Latino Americano sobre Cultura e Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de S. Paulo (Celacc/ECA/USP) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro da Universidade de S. Paulo (Neinb/USP), no período de 1995 a 2010; professor da Universidade Estadual Paulista na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação/Departamento de Comunicação Social.
Livia Gomes dos Santos (Brasil)
Professora adjunta da UFG. Possui graduação em Psicologia pela UFMS (2007), mestrado em Educação pela UFMS (2010) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC-SP(2015), com período sanduíche na Universidad Autonoma de Madrid (2014-2015). Atualmente faz parte da diretoria nacional da Abrapso (Associação Brasileira de Psicologia Social) e tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, trabalhador desempregado, educação, inconsciente, consciência e emoção.
Luis Antônio dos Santos Baptista (Brasil)
Professor Titular do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFF. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFES. Graduado em Psicologia pela UGF, mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-RJ, doutorado em Psicologia Escolar pela USP, Pós-doutorado na Faculdade de Sociologia da Universidade de Roma "La Sapienza" ( 1995-1996), bolsista do CNPQ, e no Serviço de Saúde Mental de Imola, Italia ((1996-1997), bolsista CAPES.
Lygia de Sousa Viegas (Brasil)
Possui Graduação em Psicologia pela USP (1999), Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP (2002) e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP (2007). Foi bolsista de pesquisa FAPESP de Iniciação Científica, bem como de Mestrado e Doutorado. É Professora Adjunta da Faced - UFBA, em regime de dedicação exclusiva, onde é professora de graduação e pós-graduação. Orientadora de Mestrado e Doutorado, tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar e Educacional e Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas:
Maíne Alves Prates (Brasil)
Mestranda em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS, graduada em Psicologia pela PUC-RS(2007). Colaboradora do Núcleo de Relações Raciais do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, assistência social, infância e juventude. Atualmente seu interesse são as estratégias de resistência para a população negra principalmente para a juventude. Seu projeto de mestrado são os slams como manifestação cultural de/para/com a juventude negra. Estudante no grupo de pesquisa Estudos Culturais e Modos de Subjetivação - Núcleo e-politcs (Estudos em Políticas e Tecnologias Contemporâneas de Subjetivação), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Marcelo Siqueira Ridenti (Brasil)
Professor do Departamento de Sociologia do IFCH/UNICAMP (desde 1998), onde defendeu tese de livre-docência (1999) e tornou-se professor Titular (2005). Doutor em Sociologia (USP, 1989), graduado em Ciências Sociais (USP, 1982) e em Direito (USP, 1983). Pós-doutorado na EHESS, Paris (2000 e 2010). Professor visitante na Universidade Columbia, Nova York (ILAS, 2014-2015), e na Universidade de Paris 3 (IHEAL, 2017). Foi docente da UNESP/Araraquara (1990-1998), e da UEL (1983-1990). Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura/ arte e política/ esquerda brasileira/ intelectuais/ pensamento marxista/ ditadura militar no Brasil/ anos 1950, 1960 e 1970. Autor de vários livros, capítulos de livros e artigos no Brasil e no exterior, entre eles, Brasilidade revolucionária - um século de cultura e política (Ed. Unesp, 2010), Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da tv (Ed. UNESP, 2a. ed. revista e ampliada, 2014), O fantasma da revolução brasileira (Ed. UNESP, 2a. ed. revista e ampliada, 2010). Foi Secretário Executivo da ANPOCS (2004-2008). Integrou órgãos de avaliação no CNPq (2010-2013) e na FAPESP (2006-2012). Orientou 30 mestrados e 17 doutorados concluídos, mais 6 supervisões de pós-doutorado. Seus ex-orientandos tornaram-se docentes e pesquisadores na USP, UNESP, UNICAMP, Unifesp, UFPR, UFG, UFMT, UFES, UFFS, UNIFAL, UEL, Unioeste, URCA, SESC-SP, PUCCamp, entre outras instituições.
Marcos Vieira Silva (Brasil)
Possui graduação em Ciências - Psicologia (1977) e graduação em Formação de Psicólogo pela UFMG (1978); Especialização em Dinâmica de Grupos - Grupos Operativos. Mestrado em Educação pela UFMG (1989). É Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Foi Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ, de agosto de 2008 a julho de 2012. Realizou Estágio Pós-Doutoral em Educação e Inclusão Social, trabalhando com a temática da História da Psicologia Social Comunitária pela Faculdade de Educação da UFMG, em 2014.
Maria da Graça Marchina Gonçalves (Brasil)
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Sócio Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia sócio-histórica, desigualdade social, psicologia e políticas públicas, método e materialismo histórico e dialético, mídia e subjetividade. Membro da Diretoria do Instituto Silvia Lane.
Marivete Gesser (Brasil)
Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Graduada em Psicologia, Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP e Doutora em Psicologia pela UFSC.
Realizou seu Pós-doutorado em fevereiro de 2018 na State University of New York/Stony Brook/NY/USA onde atuou como Visiting Scholar estudando as contribuições dos Estudos sobre Deficiência para a atuação de Psicólogos nas políticas sociais. Foi pesquisadora do MEC no âmbito da Prevenção às Violências na Escola.
Mary Jane Paris Spink (Brasil)
Professora Titular da PUCSP; Docente e orientadora dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social da PUCSP; coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Práticas Discursivas e Produção de Sentidos, desde 1987 (Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq). Possui graduação em Psicologia pela USP (1969) e doutorado em Psicologia Social - University of London (1982); realizou estágio Pós-doutoral em Ciências Humanas na University of Cambridge, Inglaterra (1998). Bolsista de Produtividade do CNPq, desde 1998.
Docente convidada pela Universitat Autònoma de Barcelona - UAB, Espanha (2002; 2004 e 2007); pela Universidad Diego Portales, UDP, Chile (2008; 2009) e pela Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai (2010; 2013); Cooperación Internacional proyeto FONDECYT da Pontificia Universidad Católica de Valparaiso, PUCV, Chile (2013); membro da Comissão Nacional de Aids, Coordenação Nacional de DST/Aids, Ministério da Saúde (1994-2003); assessoria para a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia - ABEP (2006); assessoria para a Organização Mundial da Saúde (1994-2000). É filiada à Sociedade Interamericana de Psicologia - SIP (desde 1997) e à Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO (desde 1991) e à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP (desde 1990). Membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas nacionais e internacionais. Coordenou o Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social da PUC/SP(1993-1997; 2003-2009) e coordenou o Grupo de Trabalho Cotidiano e Práticas Sociais da ANPEPP (2002-2006; 2010-2012). Membro efetivo do Comitê Assessor da Área de Psicologia (1998-2001); Membro convidado do Comitê Assessor do CNPq, Área de Psicologia (2004; 2006). Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas discursivas e produção de sentidos, risco como estratégia de governamentalidade e saúde coletiva.
Odair Furtado (Brasil)
Possui doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC-SP (1998). Atualmente é professor associado da PUC-SP, trabalhando no Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social (PSO) e na graduação do curso de psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. É filiado ao Departamento de Psicologia Social desde 1983. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Ação Social (NUTAS) do PSO e líder do grupo de pesquisa CNPq Trabalho e Ação Social. Atua na área de Psicologia Social (Psicologia sócio-histórica), com ênfase em Processos Grupais; Compromisso Social; Dimensões Subjetivas da Realidade e Produção de Sentido, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações de Trabalho e subjetividade, emprego/desemprego, formação/qualificação.
Pedrinho Arcides Guareschi (Brasil)
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição (1969), graduação em Teologia pelo Instituto Redentorista de Estudos Superiores de SP (1964), Pós Graduação em Sociologia pela PUCRS (1965), graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1968), mestrado em Psicologia Social - Marquette University Milwaudee (1973), doutorado em Psicologia Social - University Of Wisconsin At Madison (1980).Pós-doutorado no departamento de Ciências Sociais na Universidade de Wisconsin (1991). Pós-doutorado no departamento de Ciências Socias na Universidade de Cambridge (2002). Pós-doutorado na Università degli Studi La Sapienza, Roma, no departamento de Psicologia (2014/15). De 1969 a 2009 foi professor no Programa de Pós Graduação em Psicologia na PUCRS. Atualmente é professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Conferencista Internacional. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, ideologia, representações sociais, ética, comunicação e educação. Trabalhou como professor visitante da UFCSPA.
Saulo Luders Fernandes (Brasil)
Doutor em Psicologia social pela Universidade de São Paulo. Professor adjunto do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca. Professor vinculado ao Programa de Pós-Gradualção em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas. Realiza pesquisas e projetos na área de psicologia social com ênfase na luta pela garantia de direitos às comunidades tradicionais do semiárido.
Silvio Almeida (Brasil)
Doutor e Pós-doutor pelo departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP. Mestre em Direito Político e Econômico e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Filosofia pela FFLCH-USP.
Professor do Curso de Graduação em Direito e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Professor de Filosofia e Ética e de Compliance, Governança Corporativa e Implementação de Práticas Antidiscriminatórias na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV. Professor de Filosofia do Direito e Introdução ao Estudo do Direito da USJT-SP. Presidente do Instituto Luiz Gama (SP). Consultor especializado na implantação de políticas de diversidade. Advogado em São Paulo.
Sueli Terezinha Ferrero Martin (Brasil)
Possui graduação em Psicologia pela UEL (1978), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC-SP(1987) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC-SP (1994). Atualmente é professor assistente doutor da UNESP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção da Subjetividade Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, abordagem sócio-histórica, psicologia social, processo grupal e atenção primária.
Wanderley Codo (Brasil)
Concluiu o doutorado em psicologia (psicologia social) pela pontifícia universidade católica de São Paulo em 1981. Atualmente é professor titular da universidade de Brasília, orientou varias teses de mestrado e doutorado. Possuem 33 capítulos de livros e 14 livros publicados, entre eles, ‘o que é alienação’, primeiros passos, editora brasiliense, 'educação: carinho e trabalho' e 'individuo, trabalho e sofrimento', ambos pela editora vozes. Desenvolveu o diagnostico integrado do trabalho e o aplicou em mais de 100.000 trabalhadores desde 2005.