mODALIDADES DE TRABALHO

Diretrizes Gerais para inscrição de Grupos de Trabalho

1. Os Grupos de Trabalho (GT) serão propostos por 03 membros que deverão ser pelo menos 2 sócios da ABRAPSO e pertencentes a três diferentes instituições. Sendo esses: a) no mínimo 01 (um) pesquisador(a) doutor(a); b) podendo ser os outros 02 (dois) proponentes: pesquisador(a) doutor(a) ou mestre(a), profissional, representante de regional ou núcleo da ABRAPSO, ou representante de movimento social (sem o critério de regionalidade), ou de entidade estudantil.

2. Cada proponente do GT deverá efetuar sua inscrição no encontro individualmente, sendo que apenas um dos proponentes realiza a inscrição do Grupo de Trabalho, de acordo com as diretrizes abaixo.

3. Os proponentes poderão propor somente 01 (um) GT no evento, pois cada GT receberá trabalhos a serem avaliados e que, em sendo aceitos, serão apresentados e debatidos sob a coordenação dos proponentes.

4. Todas as inscrições devem ser feitas por via eletrônica.

5. Os resumos dos GTs devem ser inscritos de acordo com os eixos temáticos.

6. Os resumos devem ser incluídos diretamente no campo do formulário (sem formatação) e devem ter entre 1000 e 4000 palavras.

7. A proposta do GT deverá orientar-se pelas seguintes questões: a) qual o objetivo deste GT? b) qual a relação deste GT com o tema do encontro? c) qual a relação com o eixo temático escolhido? d) que tipo de trabalho será acolhido e quais as discussões que o GT pretende promover?

8. A seleção das propostas de GT será realizada pela comissão científica do evento. As propostas serão avaliadas pela sua consistência, relevância, clareza, vinculação à temática do evento e a um ou mais dos eixos temáticos propostos. Caberá à comissão científica deliberar sobre propostas que não atendam a estas orientações.

9. Os GTs ocorrerão em até 03 sessões, de acordo com a quantidade de comunicações orais posteriormente inscritas e aprovadas em cada GT. Cada sessão do GT terá duração de 2h e poderá acolher no máximo 5 trabalhos.

10. Para se efetivar, o GT deverá comportar no mínimo 05 trabalhos aprovados, sendo que o limite máximo por GT será de 15 trabalhos.

11. São responsabilidades dos/as coordenadores/as de GTs:

a) Receber, avaliar e selecionar os trabalhos inscritos no seu GT e pré-selecionados pela comissão científica;

b) Postar, nas datas previstas, a relação de trabalhos aceitos em seu GT;

c) Organizar as sessões de apresentação;

d) Coordenar as atividades do GT durante o Encontro Nacional da Abrapso;

12. O pagamento da inscrição dos proponentes de GT deverá ser realizado nas datas previstas no cronograma.


Diretrizes Gerais para inscrição de Comunicação Oral em GT

1. Cada trabalho poderá ser inscrito em 01 (um) GT, com indicação no momento da submissão para 1ª opção, 2ª opção e 3ª opção de GT.

2. Os trabalhos serão selecionados e agrupados pelos/as coordenadores/as dos GTs, conforme critérios estabelecidos pelos mesmos.

3. O proponente da comunicação oral em GT necessitará, para a submissão de seu trabalho o título (máximo 15 palavras), nome completo e afiliação institucional do autor/a e dos coautores/as (caso haja) e resumo da comunicação (800 e 1500 palavras) contendo:

      • introdução (tema e problema)
      • objetivo (o que pretendeu)
      • relação clara com o GT e eixo temático escolhido
      • orientação teórica (abordagens, teorias e conceitos que guiaram)
      • método (como fez e procedeu)
      • resultados (a que chegou)
      • conclusões (reflexões geradas)


Diretrizes Gerais para inscrição de Pôster, Oficina/Minicurso e Lançamento de Livro

Pôsteres

Destinam-se à apresentação de relato de pesquisa ou experiência de trabalho concluído em formato de pôster, com dimensão de 0,90 de largura x 1,10m de altura. Por se tratar de mídia em que a dimensão visual se destaca, o proponente de Pôster necessitará, para a inscrição de seu trabalho:

  1. título (máximo 15 palavras);
  2. nome completo e afiliação institucional do autor/a e dos coautores/as (caso haja);
  3. resumo do trabalho (entre 500 e 800 palavras), contendo:
    • introdução
    • objetivo
    • relação com o eixo temático escolhido
    • orientação teórica
    • método
    • resultados
    • conclusões


Mini-curso/Oficinas

Compreende a inscrição de Oficinas ou Minicursos articuladas à temática central com Encontro, com duração de até duas horas sendo os materiais utilizados nos mesmos de responsabilidade dos proponentes (exceto computador e projetor multimídia). É necessário, para a inscrição desta modalidade:

  1. título (máximo 15 palavras)
  2. nome completo e afiliação institucional do/s proponente/as
  3. resumo da proposta da Oficina/Minicurso (entre 1000 e 4000 palavras), contendo:
    • justificativa da relação da atividade com o tema do Encontro
    • contribuição à formação/atualização em Psicologia Social.


Lançamento de livros

Em local e horário definidos pela Comissão Organizadora (ver programação). O proponente de Lançamento de Livros necessitará apresentar a proposta de livro a ser lançado, com as seguintes informações:

  1. título do livro
  2. editora
  3. ano de publicação
  4. resumo do livro
  5. nome completo de cada autor/es. No caso de coletânea, informar o nome do/s organizador/es, o título de cada capítulo com seus respectivos autores.
  6. O resumo deve deixar claro a vinculação do livro com o tema do Encontro e sua pertinência ao escopo e princípios da ABRAPSO.
  7. Serão aceitos apenas livros publicados em 2018 e 2019